segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Primeiras impressões.

Como essa é minha primeira postagem, nada mais adequado do que uma apresentação formal! Me chamo Frederico Lenz e trabalho como garçom em um restaurante em Catalão - GO. Sou natural do RS e moro em uma república com 6 outros garçons assim como eu... bom, não exatamente como eu, afinal tem muito cara ali que merecia estar andando em círculos no pátio de um manicômio usando uma confortável camisa de força! Mas, quanto a profissão, somos todos farinha do mesmo saco!

Fazem apenas dois meses e alguns dias que resolvi me aventurar além das fronteiras gaúchas e, chegando aqui percebi coisas realmente curiosas. Talvez a mais notável delas seja o fato de que as pessoas estacionam seus carros sobre a calçada!!! o.O Não que isso seja uma novidade pra todo mundo mas, levando em conta que venho de uma cidade pequena onde qualquer multinha vira matéria de capa, realmente estranhei ao ver vários automóveis enfileirados sobre as calçadas em inúmeras ruas da cidade, entre eles uma VIATURA! Foi aí que eu entendi o pensamento local: "se os homens da lei fazem, porquê a gente não haveria de fazer?" Bizarro!!!

Logo no meu primeiro dia de trabalho eu pude notar uma outra diferença gritante entre o povo daqui e o lá do sul. Educação. Não, eu não irei começar com uma rasgação de seda com os gaúchos em detrimento dos goianos. Dessa vez a gauchada levou a pior. As pessoas daqui se mostraram muito gentis, respeitosas e de boas maneiras e isso se reflete princiálmente na forma como as crianças se comportam, "com licença", "por favor", muito obrigado"... são constantes no vocábulário dos pequeninos de Catalão, coisa que muito dificilmente se percebe no Rio Grande do Sul, um povo mais fechado, arrogante e arredio!

Apesar de estar tendo um pouquinho de dificuldades para entender o sotaque daqui (uma mistura de nordestino com mineiro, rsrsrs), a simpatia e hospitalidade dessa gente fala por si só. É tão mais agradável viver em um lugar onde não se é observado com olhos desconfiados e agourentos, que até mesmo o calor severo dessas terras parece mais... suportável.

3 comentários:

  1. cara,tu acabou com nós!ehaueaheaheauaehu

    ResponderExcluir
  2. Pensei no início do tópico: Será que ele vai falar de São Paulo? Provavemente, agora que terminei de ler, tenho certeza de que alguma coisa será falada dos paulistas e do "Pequeno Estado de São Pauo", no próximo post.. e de uma certa paulistinha, principalmente... Acertei? XD

    Até o próximo post, então! Raquel: www.xuh-rackys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o primeiro post, principalmente pela forma e correção. Mas acho que a gauchada não vai ser muito simpática com vc!=)

    ResponderExcluir