terça-feira, 23 de março de 2010

Vida de garçon!

Ok, sei que estão com saudades. Portanto mãe, Sô, Quel, Will, Roberto, vou lhes contar um pouco sobre como funciona meu trabalho.

É assim, o cliente entra na churrascaria e é recebido pela recepcionista, cuja incumbência é fazer o cliente se sentir à vontade. Como fazer isso? É problema dela!

A partir daí o cliente começa a olhar curioso em volta procurando o melhor lugar para sentar e é aí que entra o garçon, eu! Vou seguindo o vivente pelo salão até ele se decidir em qual mesa vai fazer sua refeição. Parece fácil até aqui, mas tem clientes que adoram dificultar a sua vida pois têm uma dificuldade tremenda em tomar essa simples decisão.
Perto do ar-condicionado? A comida esfria rápido!
Perto da janela? Muito calor!
Perto do buffet? Todo mundo passa por ali!
Perto do banheiro? Nem pensar!!!

Certo, já trotei em volta do salão duas vezes que nem um idiota atrás do cliente (que não aceitava minhas sugestões) e ele finalmente se sentou. Hora de confrontá-lo com mais uma decisão a tomar em sua vida.

"Deseja beber alguma coisa senhor?"

"Ah, err... beeemm... eu acho que vou querer uma..."

"Coca Cola com gelo e limão senhor?"

"Isso, pode ser!"

Viu, essa parte é relativamente fácil, se você perceber que o cliente está indeciso, empurra uma Coca com gelo e limão, sempre funciona! E nunca, jamais, em hipótese alguma deixe de ser simpático e atencioso. Por mais que a pessoa seja um tremendo fdp ou uma perua nojenta. Sempre seja atencioso. Vai valer a pena, acredite!

Vou até o freezer, pego uma Coca Cola e peço um copo com limão e gelo para o copeiro (que é idêntico ao cantor Seal) e aproveito pra trocar uma idéia com ele ou contar alguma piadinha idiota (ele sempre acha graça =P), levo a bebida até o cliente sobre a bandeja tomando cuidado para não deixar cair nada. Se cair vai ser ruim, muito ruim! Após isso pego o bloco de comandas, anoto o número da mesa, meu nome (para que, caso der B.O. o patrão saiba em quem ele deve mijar), anoto um rodízio, uma Coca, destaco, coloco na mesa e pronto. Fico ali andando à toa, caçando serviço.

O cliente terminou de comer, mas ele não me chama ou avisa (alguns nem ao menos cruzam os talheres sobre o prato como manda a etiqueta), você apenas percebe que ele recusa tudo q oferecem. Me aproximo discretamente da mesa dele parando ao lado, tomando cuidado pra não assustá-lo. Se isso acontecer ele poderá se engasgar e aí eu nem preciso dizer que vai ser ruim pra cacete!

"Está satisfeito Sr?"

"Hummm, bem... na verdade eu..."

"Picanha?"

"Humm, acho que não..."

"Abacaxi com canela?"

"ISSO!!! abacaxi com canela!!! Boa cara, gostei de ti!"

Pronto, se depois do abacaxi você lembrar de oferecer um cafezinho, você conquistou o cliente e provavelmente vai receber gorjeta! $___$

Depois disso ele pede a conta, entrego a comanda pro chefe, ele soma tudo, entrega pra mim numa pastinha preta e basta levar para o cliente. Ah, já ia me esquecendo. É importantíssimo que se retire os pratos e as guarnições da mesa assim que ele terminar e é aí que mora o perigo! A maneira correta é empilhar os pratos no centro da bandeja e as guarnições nas laterais apoiando-as nas bordas dos pratos. Carregar tudo com uma mão só até a cozinha sem derrubar nada. Seria péssimo!!!

Volto para o salão, espero o cliente se retirar. Assim que ele sair, eu troco as toalhas da mesa por novas e monto a mesa novamente.

Pronto, basicamente é isso. Existem outros pormenores e trabalhinhos extras que cabem ao garçon também, mas deixemos isso para próximos posts.

Adoro vocês, não esqueçam de comentar. Façam um blogueiro feliz!
=D

10 comentários:

  1. Eu queria mesmo comentar.. Mas eu tenho coisas mais urgentes em mente..

    Tipo... Você já deixou cair alguma coisa da bandeija?????????? *____*

    ResponderExcluir
  2. Acontece. Os mais fujões são os talheres, adoram explorar o chão! =P

    ResponderExcluir
  3. éh... quase igual aki neh?! HAUhuAhuahuhauhauh

    "-O que tu ké??-garçom
    -Bah cara oq tu me recomenda?-Cliente
    -Recomendo tu mostra a tua carteira e é bom que tu tenha dinheiro pra paga a conta senão tu já te some daki antes de pedi qualké coiza.-garçom.."

    HAuhUAhUHAuHAU

    ResponderExcluir
  4. AehuaehuaehuaehuAE bem nessas cuco...
    AehuAHehUAehuahuaehuaehuaEhuAE
    Bah cara, restaurante padrão o teu ein, ta de parabéns brother!

    ResponderExcluir
  5. Só um ps: É bandeja.
    (Desculpe a falta de comentário)

    ResponderExcluir
  6. Que garçon simpático!! rsss Mas fiquei curiosa pra conhecer o copeiro!! rssss

    ResponderExcluir
  7. cara nem fala... essa profisão nos matam por dentro...malditos clientes

    ResponderExcluir
  8. muito engraçado!
    adorei^^

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, e bem assim que funciona a vida de garçom, sou auxiliar de cozinha e sei que tem muitos garçom que levam a sério mais tem muitos que so querem frege e isso atrapalha todo um trabalho. Acho linda essa profissão, pena que muitos clentes que não valorizam, acham que é obrigação, mais não param para pensar se eles não existissem, como seria? Um abraço. Sheila.

    ResponderExcluir